Míssil disparado pela Coreia do Norte sobrevoa o Japão
Autoridades japonesas chegaram a evacuar prédios no nordeste do país
Paulo Sabbadin
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico de alcance intermediário que sobrevoou o Japão nesta 2ª feira (3.out), aumentando os testes de armas projetadas para atingir alvos-chave em aliados regionais dos Estados Unidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As autoridades japonesas emitiram um alerta para que os moradores do nordeste para evacuassem os prédios. Esse tipo de alerta não era emitido desde 2017. Os trens foram temporariamente suspensos nas regiões de Hokkaido e Aomori, e já voltaram a operar normalmente.
O gabinete do primeiro-ministro japonês disse que pelo menos um míssil disparado da Coreia do Norte sobrevoou o Japão e acredita-se que tenha caído no Oceano Pacífico.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse a repórteres que "o disparo, que se seguiu a uma série recente de lançamentos da Coreia do Norte, é um ato imprudente e eu o condeno veementemente". Ele disse que vai um Conselho de Segurança Nacional para discutir a situação.
O secretário-chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno, disse que não houve relatos imediatos de danos após o lançamento do míssil do Norte. Ele afirmou que o míssil caiu em águas fora da zona econômica exclusiva do país após um voo de 22 minutos.
Esse foi o teste de míssil mais significativo da Coreia do Norte desde janeiro, quando disparou o míssil de alcance intermediário Hwasong-12, capaz de atingir o território norte-americano de Guam. É também a primeira vez que um míssil da Coreia do Norte sobrevoou o Japão desde 2017.
*com informações da Associated Press
Leia também: