Nasa volta a adiar lançamento da Artemis 1
Foguete dará a volta na Lua e dá início a projeto que planeja levar humanos a Marte
A Nasa voltou a adiar o lançamento da Artemis I. A segunda tentativa ocorreria neste sábado (3.set), mas foi cancelada após um vazamento de combustível.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O voo inaugural do foguete de 98 metros -- o mais poderoso já construído pela NASA -- já havia sido atrasado na contagem regressiva de 2ª feira (29.ago) por problemas no motor.
O administrador da NASA, Bill Nelson, disse que o trabalho de reparo pode atrasar o lançamento para outubro.
O Artemis I é um teste de voo não tripulado que fornecerá uma base para a exploração humana do espaço profundo e demonstrará o compromisso e capacidade de devolver humanos à Lua e ir além. A Orion permanecerá no espaço por mais tempo do que qualquer espaçonave humana sem atracar em uma estação espacial e voltará para casa mais rápido, a cerca de 40 mil km/h e mais quente do que nunca, afirmou a NASA.
A previsão é de ir ao satélite natural e voltar à Terra em 42 dias, 3 horas e 20 minutos, caindo no Oceano Pacífico, na costa de San Diego. Os objetivos da Artemis I são demonstrar o escudo térmico Orion em um ambiente de voo espacial e garantir uma reentrada, descida, mergulho e recuperação seguras antes do primeiro voo tripulado no Artemis II.
Caso a missão tenha sucesso, a agência espacial norte-americana irá começar os preparativos para dar uma volta na Lua em 2024 e, até 2025, pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na superfície lunar.