Taiwan anuncia orçamento de defesa recorde em meio a ameaça chinesa
Tensão entre os países ganhou força devido à visita de autoridades norte-americanas à ilha
Camila Stucaluc
O governo de Taiwan anunciou, nesta 5ª feira (24.ago), um orçamento de defesa recorde para o próximo ano, no valor de US$ 13,7 bilhões. A cifra, que representa um aumento de 13% em relação ao último ano, abrange a aquisição de novos caças e outros equipamentos militares, mas ainda deve passar por aprovação no parlamento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O governo está comprometido em salvaguardar a soberania de Taiwan e seu modo de vida democrático enquanto coopera com parceiros semelhantes para garantir a paz e a prosperidade transversais e indo-pacíficas", disse o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Jaushieh Joseph Wu.
Ele explicou que a decisão acontece em meio aos exercícios militares feitos ao entorno da ilha por soldados chineses. A tensão entre os países ganhou força recentemente devido à visita de autoridades norte-americanas à Taiwan, como o governador de Indiana, Eric Holcomb, e a presidente do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
Isso porque, mesmo que não conteste a reivindicação da ilha por Pequim, o governo de Joe Biden já garantiu apoio de defesa à Taiwan.
+ China protesta contra visita de governador norte-americano a Taiwan
"As ambições da China não se limitam a Taiwan. Pequim está buscando expandir sua influência política, econômica e militar através de sua Iniciativa belt and road implantada em países como Bangladesh, Camboja, Djibouti, Mianmar, Paquistão e Sri Lanka. Devemos trabalhar juntos para conter a expansão autoritária", afirmou Joseph Wu.