Publicidade
Mundo

Dezenas de migrantes estão desaparecidos após barco afundar na Grécia

Aproximadamente 80 pessoas saíram da Turquia com destino à Itália; 29 pessoas foram resgatadas

Imagem da noticia Dezenas de migrantes estão desaparecidos após barco afundar na Grécia
Barco visto por satélite
• Atualizado em
Publicidade

Um barco com aproximadamente 80 migrantes afundou no mar a leste da ilha de Karphatos. Autoridades gregas realizaram uma grande operação de busca e, segundo a guarda costeira, no início da manhã desta 4ªfeira (10.ago) 29 pessoas, todos homens, foram resgatadas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os sobreviventees eram do Afeganistão, Iraque e Irã e disseram que o barco partiu da área de Antália, na costa sul da Turquia e tinha como destino a Itália, quando teve problemas durante a noite. Dois barcos de patrulha da guarda costeira, um navio da marinha grega, um helicóptero da Força Aérea e pelos três navios participaram do resgate. 

"A busca continua com intensidade não reduzida", disse o ministro de Transportes e Políticas Insulares, Giannis Plakiotakis, sob cuja jurisdição está a guarda costeira. "A proteção da vida humana é nossa preocupação diária e prioridade absoluta", disse ele, acrescentando que mais de 6 mil pessoas foram resgatadas em 145 operações de busca e resgate nos últimos dois anos.

Um vídeo divulgado pelas autoridades gregas mostrou duas pessoas sendo retiradas do mar e guinchadas para um helicóptero em um resgate noturno, e depois caminhando para uma ambulância que os aguardava depois de serem transportadas de avião para a costa. A rota marítima mais comum para requerentes de asilo do Oriente Médio, Ásia e África tem sido da Turquia para as ilhas gregas vizinhas. Mas, com as autoridades gregas aumentando as patrulhas no mar Egeu e enfrentando relatos persistentes de deportação sumária de recém-chegados para a Turquia, sem permitir que eles solicitem asilo, muitos estão agora contornando as ilhas gregas e segundo um caminho mais longe e perigoso, porém direto para a Itália.

As autoridades gregas negam que realizem deportações sumárias ilegais de requerentes de asilo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade