Pelosi inicia viagem pela Ásia em meio à tensão entre EUA e China
Possível visita da líder do Congresso à Taiwan poderia impactar na relação diplomática dos países
A presidente do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, iniciou, nesta 2ª feira (1º.ago), a viagem pela Ásia, conforme itinerário. Em publicação nas redes sociais, a democrata compartilhou que uma das primeiras paradas foi em Singapura, onde o grupo saudou os militares da marinha norte-americana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Foi uma honra trazer a gratidão do Congresso aos nossos patriotas de uniforme, servindo nossa nação no exterior", disse Pelosi, que também se encontrou com o primeiro-ministro do país, Lee Hsien Loong. Segundo o cronograma, a presença da líder do Congresso também é esperada na Malásia, Coreia do Sul e Japão.
One of our delegation?s first stops in Singapore was to greet our U.S. Marine Detachment at @RedWhiteBlueDot.
? Nancy Pelosi (@SpeakerPelosi) August 1, 2022
It was our honor to bring the gratitude of the Congress to our patriots in uniform selflessly serving our nation overseas. pic.twitter.com/mIU93buIjE
A viagem acontece em meio à tensão entre os governos norte-americano e chinês, uma vez que Pequim está novamente reivindicando Taiwan, separada em 1949 devido à guerra civil. Isso porque, em meados de julho, houve a especulação de que Pelosi visitaria a ilha durante o cronograma internacional, o que mostraria apoio à soberania do país.
+ EUA: senado de Indiana aprova projeto de lei que proíbe aborto
Após o anúncio da possível visita, autoridades chinesas afirmaram que a ação "minaria a soberania da China e impactaria gravemente as relações diplomáticas entre os países". "Se os Estados Unidos insistirem em seguir o caminho errado, a China tomará medidas resolutas e rigorosas", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijiang.