Publicidade
Mundo

China adverte EUA contra "brincar com fogo" e reforça interesse por Taiwan

Líder Xi Jinping conversou com o presidente norte-americano, Joe Biden, por telefone

Imagem da noticia China adverte EUA contra "brincar com fogo" e reforça interesse por Taiwan
Conversa dos líderes acontece em meio a tensões envolvendo a reivindicação do governo chinês por Taiwan | Reprodução/Wikimidia Commons
• Atualizado em
Publicidade

Em conversa telefônica na noite de 5ª feira (28.jul), o líder chinês Xi Jinping alertou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que o governo deve respeitar o princípio de "uma China única" e não deve interferir no cenário envolvendo Taiwan. Para ilustrar o alerta, o político disse que "aqueles que brincam com fogo se queimam".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Aqueles que brincam com fogo só vão se queimar. Espero que o lado dos Estados Unidos possa ver isso claramente", disse Jinping, reforçando que a China se "opõe firmemente" à independência de Taiwan e à interferência de forças externas. 

A conversa dos líderes acontece em meio a tensões envolvendo a reivindicação do governo chinês por Taiwan, separada do país em 1949 devido à guerra civil. Embora Biden não conteste abertamente a ação de Pequim, o chefe de Estado afirma estar "completamente comprometido por lei" em garantir que a ilha possa se defender.

+ Novos estudos voltam a apontar mercado de Wuhan como epicentro da covid

A relação entre os países, no entanto, ficou em alerta após a Casa Branca anunciar uma possível visita da líder do Congresso, Nancy Pelosi, à Taiwan em agosto. Autoridades chinesas afirmaram que a ação "minaria a soberania da China e impactaria gravemente as relações diplomáticas de ambas as nações".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade