Nasa divulga imagens de Júpiter capturadas pelo telescópio James Webb
Imagem foi obtida durante período de teste do telescópio espacial
Logo após o lançamento de 3ªfeira (12.jul) das primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb da NASA, os dados do período de quando o telescópio ainda estava sendo testado também estão sendo divulgados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As novas imagens, capturadas para testar os instrumentos do telescópio antes das operações científicas começarem oficialmente em 12 de julho, incluem imagens de Júpiter e espectros de vários asteróides. Os dados demonstram que o Webb rastreia alvos do sistema solar e produz imagens e espectros com detalhes sem precedentes.
"Combinadas com as imagens de campo profundo divulgadas no outro dia, essas imagens de Júpiter demonstram a compreensão completa do que Webb pode observar, desde as galáxias observáveis ??mais fracas e distantes até planetas em nosso próprio quintal cósmico que você pode ver a olho nu de seu quintal real", disse Bryan Holler, cientista do Space Telescope Science Institute em Baltimore, que ajudou a planejar essas observações.
Capturadas através do infravermelho do James Webb, as imagens mostram bandas distintas que circundam o planeta, bem como a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade grande o suficiente para engolir a Terra. O ponto icônico aparece em branco nesta imagem devido à maneira como a imagem infravermelha de Webb foi processada.
Claramente visível à esquerda está Europa, uma lua com um provável oceano abaixo de sua espessa crosta gelada, e o alvo da próxima missão Europa Clipper da NASA . Além disso, a sombra de Europa pode ser vista à esquerda da Grande Mancha Vermelha. Outras luas visíveis nestas imagens incluem Tebe e Métis.
"Eu não podia acreditar que vimos tudo tão claramente, e quão brilhantes eles eram", disse Stefanie Milam, vice-cientista do projeto Webb para ciência planetária, baseada no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. "É realmente emocionante pensar na capacidade e oportunidade que temos para observar esses tipos de objetos em nosso sistema solar."
Além disso, Webb capturou alguns dos anéis de Júpiter, que se destacam especialmente na imagem do filtro de comprimento de onda longo do NIRcam. Que os anéis tenham aparecido em uma das primeiras imagens do sistema solar de Webb é "absolutamente surpreendente", disse Milam.