Publicidade
Mundo

Chefe do Estado Islâmico na Síria morre em ataque de drone americano

Morte de Maher al-Agal ocorre meses depois do chefe do grupo se matar durante uma incursão em seu esconderijo pelos EUA

Imagem da noticia Chefe do Estado Islâmico na Síria morre em ataque de drone americano
ISIS
• Atualizado em
Publicidade

O Pentágono informou nesta 3ªfeira (12.jul) que matou o líder do Estado Islâmico na Síria em um ataque feito por drones nos arredores de Jindaris, uma cidade no noroeste do país, perto da fronteira com a Turquia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o Comando Central dos EUA, Maher al-Agal foi morto e um alto funcionário não identificado do grupo jihadista ficou gravemente ferido. Não houve vítimas civis.

O ataque "retira um importante terrorista do campo e degrada significativamente a capacidade do ISIS de planejar, fornecer recursos e conduzir suas operações na região", disse o presidente Joe Biden em comunicado. "E, como a operação dos EUA em fevereiro que eliminou o líder geral do ISIS, envia uma mensagem poderosa a todos os terroristas que ameaçam nossa pátria e nossos interesses em todo o mundo."

A morte de al-Agal ocorre meses depois que o chefe do grupo, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, se matou durante uma incursão em seu esconderijo pelas forças especiais americanas. Os EUA disseram que Al-Qurayshi se explodiu junto com membros de sua família.

De acordo com um monitor de guerra, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, al-Agal era um ex-comandante proeminente do grupo Estado Islâmico durante o controle de Raqqa e, desde então, mudou-se para o norte, para Afrin, em 2020, sob facções apoiadas pela Turquia. Mais recentemente, ele foi comandante de uma facção apoiada pela Turquia chamada Jaysh Al-Sharqiyyah.

As forças da coalizão liderada pelos EUA também atacaram militantes ligados à Al-Qaeda na Síria ao longo dos anos. No mês passado, um ataque de drone dos EUA matou um líder sênior do grupo Horas al-Din , Abu Hamzah al Yemeni.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade