Prouni 2026: prazo para inscrições é divulgado; veja calendário e regras
Processo seletivo oferece bolsas para universidades privadas; candidatos devem ter feito o Enem 2024 ou 2025 e atender critérios de renda e escolaridade
Antonio Souza
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira (8), o edital que regula o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o 1º semestre de 2026.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet de 26 a 29 de janeiro. A consulta às bolsas estará disponível até 19 de janeiro no site oficial do programa.
Para participar do processo seletivo, o estudante precisa ter feito Enem no ano de 2024, ou 2025 e ter alcançado média mínima de 450 pontos nas cinco provas. O candidato também não deve ter zerado na redação.
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas para universidades privadas em cursos de graduação e sequenciais. O programa é realizado duas vezes por ano e é destinado a estudantes sem diploma de ensino superior.
Quais são os critérios de escolaridade e perfil?
O candidato deve atender ao menos uma das seguintes condições:
- Cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
- Cursado ensino médio em escola privada como bolsista 100%;
- Cursado ensino médio parte em escola pública e parte em privada como bolsista 100%;
- Cursado ensino médio parte em privada com bolsa parcial e parte em pública;
- Pessoa com deficiência, conforme a lei;
- Professor da rede pública, para concorrer a cursos presenciais de licenciatura e pedagogia (nesse caso, não há exigência de renda).
Na inscrição, é necessário escolher entre ampla concorrência, ou políticas afirmativas (para pessoas com deficiência ou autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas)
Qual é o limite de renda para conseguir bolsa?
Para se inscrever, o candidato deve ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsa integral. Para a bolsa parcial, a renda deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Calendário do Prouni 2026
- Inscrições: de 26 a 29 de janeiro
- 1ª chamada: 3 de fevereiro de 2026
- 2ª chamada: 2 de março de 2026
- Lista de espera: 25 e 26 de março
- Lista de aprovados: 31 de março








