Brasil

Anvisa suspende lote de molho de tomate após alerta de pedaço de vidro

Agência orienta que consumidores que tenham adquirido, não utilizem o produto e sigam as orientações das autoridades sanitárias

• Atualizado em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do lote LM283 do molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro, após a identificação de fragmentos de vidro no produto importado ao Brasil. A medida suspende a comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo do lote.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo a Anvisa, a irregularidade foi apontada pela RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed), sistema de alerta rápido da União Europeia que comunica riscos graves relacionados a alimentos e rações. O alerta indicou a presença de pedaços de vidro no molho de tomate, o que motivou a ação sanitária no Brasil.

A agência informou que a decisão segue normas sanitárias brasileiras, incluindo resoluções e leis que tratam da segurança dos alimentos e da proteção da saúde da população. O recolhimento é uma medida preventiva para evitar riscos aos consumidores.

A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido o lote citado não utilizem o produto e sigam as orientações das autoridades sanitárias. Até o momento, não há informação oficial sobre a quantidade de unidades afetadas.

O SBT News entrou em contato com a distribuidora do produto no Brasil e recebeu a seguinte nota:

A empresa informou que realizou um recolhimento preventivo de um lote da passata de tomate di Puglia da marca Granoro Dedicato, em embalagem de 500 gramas.

O recolhimento foi motivado pela possível presença de corpos estranhos de vidro, hipótese que ainda está sendo apurada e verificada pelas autoridades sanitárias italianas, já devidamente notificadas.

O produto afetado é comercializado em garrafas de 500 gramas, com número de lote HP1LM283 e prazo mínimo de validade (PMV) em 31/12/2026.

Segundo a empresa, no Brasil apenas pequenas quantidades desse lote foram comercializadas. O distribuidor local já foi comunicado e está realizando o recolhimento do produto do mercado.

Assuntos relacionados

Alimentação
Anvisa

Últimas Notícias