Otan pede que Turquia se reuna com Suécia e Finlândia
Presidente turco deve conversar com representantes dos países nórdicos para discutir a entrada na Otan
SBT News
O presidente turco, Tayyip Erdogan, deve discutir com representantes da Suécia e da Finlândia, a entrada dos países na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta 3ª feira (28. jun), durante a cúpula do Tratado em Madrid, que reúne os 30 Estados participantes do acordo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Turquia se opõem à adesão dos países nórdicos por afirmar que estes falharam em tomar medidas para lidar com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que luta contra os turcos pela autonomia dos curdos na região. Entretanto, a pressão política sobre o país aumenta para abandonar sua oposição, por conta do apoio dos outros países da Otan a entrada da Finlândia e da Suécia, como o Estados Unidos.
Conflito com os Curdos
Este embate, acontece desde das décadas de 1920 e 1930. O conflito havia sido paralisado em 2013, mas em 2015 o cessar-fogo foi encerrado após um atentado promovido pelo Estado Islâmico, na cidade Suruc, de maioria curda. Pelo menos 33 jovens morreram naquele dia.
Eleições próximas
Está postura do presidente Erdogan, acontece um ano antes das eleições presidenciais no país. Por conta da grave situação da econômica, é possível que o pleito possa ser antecipado, mas ainda não é uma certeza.
Outros convidados
Nesta reunião, é esperado também que líderes da Austrália, Nova Zelândia, Japão e da Coreia do Sul participem de parte da cúpula, para discutir uma estratégia mais ampla dos Estados Unidos com relação com a China, próximo do oriente.