Príncipe saudita visita Turquia pela primeira vez desde assassinato de jornalista
Opositor do príncipe, Jamal Khashoggi foi morto dentro da Embaixada da Arábia Saudita na Turquia
Giovanna Colossi
O príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, chegou nesta 4ª feira (22.jun) à Turquia. É a sua primeira viagem ao país desde o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, morto dentro da Embaixada do país em Ancara.
Arábia Saudita e Turquia avançam nos esforços para reparar os laços tensionados pelo assassinato do opositor do príncipe. Os esforços para melhorar o relacionamento entre os países ocorrem no momento em que a Turquia enfrenta sua pior crise econômica em duas décadas e está tentando atrair investimentos de países árabes ricos do Golfo. Ancara também tomou medidas para melhorar as relações com os Emirados Árabes Unidos, Egito e Israel.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As conversas com o Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan dos Emirados Árabes Unidos no final do ano passado levaram a acordos de investimento no valor de US$ 10 bilhões após anos de rivalidade regional.
A Arábia Saudita, por sua vez, vem tentando ampliar suas alianças em um momento de relações tensas entre Riad e Washington. O príncipe herdeiro também busca pôr fim ao escândalo sobre o assassinato de Khashoggi, seu opositor, que prejudicou sua reputação.
A viagem do príncipe Mohammed ao Oriente Médio ocorre antes da viagem programada do presidente dos EUA, Joe Biden, à região no próximo mês. Biden deve visitar a Arábia Saudita no final de uma viagem que inclui paradas em Israel e na Cisjordânia ocupada.