Publicidade
Mundo

"Escárnio da justiça", diz Trump sobre investigação do ataque ao Capitólio

Declaração acontece após Comissão acusar o ex-presidente de tentava de golpe

Imagem da noticia "Escárnio da justiça", diz Trump sobre investigação do ataque ao Capitólio
Ex-presidente norte-americano elogiou a ação dos manifestantes e disse que o protesto foi um dos maiores movimentos da história | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump classificou como "escárnio da justiça" a comissão do Congresso que investiga o ataque ao Capitólio, ocorrido em janeiro de 2021. Em carta divulgada na noite de 2ª feira (13.jun), o político afirmou que, em vez de se concentrar em problemas do país, o painel liderado pelos democratas era um "tribunal ilegal" que "procura distrair o povo da grande dor que sentem".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"A verdade é que os americanos apareceram em grande número em Washington D.C. em 6 de janeiro de 2021, para responsabilizar seus funcionários eleitos pelos sinais claros de atividade criminosa ao longo da eleição", disse Trump, referindo-se ao pleito de 2020, que elegeu o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Assim como antes, o político repetiu que houve fraude na contabilização de votos.

A declaração de Trump acontece poucos dias após a Comissão Parlamentar afirmar que a agressão ao Capitólio foi uma "tentativa de golpe" por parte do político. Os investigadores alegaram que as repetidas falas sobre fraude eleitoral e o esforço público para impedir a vitória de Biden levaram ao ataque. "A violência não foi um acidente", disse Bennie Thompso, presidente do painel.

+ Oposição pedirá investigação sobre suposto pedido de Bolsonaro a Biden

Apesar da acusação, o ex-presidente elogiou a ação dos manifestantes e disse que o protesto foi um dos maiores movimentos da história. Na data, os apoiadores de Trump conseguiram superar a segurança do Capitólio, invadindo o prédio e destruindo diversos objetivos e ameaçando trabalhadores.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade