Filme da Pixar é banido nos Emirados Árabes por mostrar beijo gay
Animação Lightyear estava prevista para estreitar no país no dia 16 de junho
Camila Stucaluc
A animação Lightyear, da Pixar, foi banida nos Emirados Árabes Unidos por mostrar um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo. Em comunicado divulgado nesta 2ª feira (13.jun), as autoridades afirmaram que, após a realização de um monitoramento, a classificação etária do filme não condiz com o conteúdo midiático em vigor no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O filme de animação 'Lightyear', com estreia prevista para 16 de junho, não está autorizado a ser exibido em nenhum cinema dos Emirados Árabes Unidos, devido à violação das normas relacionadas ao conteúdo midiático em vigor no país", anunciou o Escritório de Regulação da Mídia.
A proibição acontece seis meses depois que o país anunciou que os filmes exibidos nos cinemas não seriam censurados, apenas classificados por idades. Para facilitar a recomendação, uma nova categoria foi imposta, abrangendo menores de 21 anos.
+ Transfobia: Travesti brasileira é impedida de entrar no México
Geralmente, os filmes que incluem cenas consideradas contra as tradições dos Emirados Árabes Unidos costumam ser editados ou até mesmo proibidos. Em abril, por exemplo, o novo filme da Marvel, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", foi banido por conta de uma personagem lésbica.