Harvey Weinstein será indiciado por assédio sexual no Reino Unido
Ex-magnata de Hollywood cumpre pena nos EUA por estupro e foi o grande vilão do movimento #metoo
Promotores britânicos anunciaram nesta 4ª feira (8.jun) que autorizaram a polícia a acusar o ex-magnata do cinema Harvey Weinstein por dois casos de atentado ao pudor contra uma mulher em Londres em 1996.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em comunicado, o Crown Prosecution Service disse que "as acusações foram autorizadas" contra Weinstein, 70 anos, após uma análise das evidências coletadas pela Polícia Metropolitana de Londres.
Os supostos crimes teriam ocorrido em julho e agosto de 1996.
Weinstein, cofundador da empresa de entretenimento Miramax e do estúdio de cinema The Weinstein Company, já foi uma das pessoas mais poderosas de Hollywood, tendo produzido filmes como Pulp Fiction e The Crying Game. Ele se tornou o vilão mais proeminente do movimento #MeToo depois que diversas atrizes começaram a vir a público em 2017 para denunciar comportamento abusivos do diretor e casos de assédio sexual
Weinstein está cumprindo uma sentença de 23 anos após sua condenação em 2020 em Nova York, pelo estupro de uma aspirante a atriz em um quarto de hotel na cidade em 2013 e por agredir sexualmente a assistente de produção Mimi Haleyi em seu apartamento em 2006.
Depois que as revelações sobre ele surgiram em 2017, a polícia britânica revelou que também estava investigando várias alegações de agressão sexual que teriam ocorrido entre os anos 1980 e 2015.
Ao contrário de muitos outros países, o Reino Unido não tem um estatuto de limitações para estupro ou agressão sexual.
Com informações da Associated Press