Publicidade
Mundo

Jubilei de Platina: Reino Unido se prepara para quatro dias de comemoração

Aos 96 anos, a rainha Elizabeth II celebra 70 anos de reinado com série de eventos oficiais

Imagem da noticia Jubilei de Platina: Reino Unido se prepara para quatro dias de comemoração
Rainha Elizabeth II
• Atualizado em
Publicidade

Nesta 5ª feira (2.jun), a rainha Elizabeth II se tornará a primeira monarca a celebrar um Jubileu de Platina, marcando 70 anos no trono do Reino Unido. Para celebrar a data, uma série de eventos estão programados para ocorrer ao longo de quatro dias, que vão de 5ª até domingo (5.jun) no centro de Londres e em todo o Reino Unido. Veja a programação a seguir:

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News


2 de junho (quinta-feira)

  • Parada "Trooping the Colour" ou Desfile do Estandarte

Um dos eventos mais esperados pelos fãs da monarquia britânica, a parada "Trooping The Colour", com início às 10h da manhã (6h de Brasília), dará a oportunidade para a população ver toda a Família Real de perto. Todos estarão a bordo de carruagens e serão acompanhados por oficiais do 1º Batalhão, Guardas Irlandeses, e 1.200 soldados da Divisão Doméstica, além de centenas de músicos do Exército e cerca de 240 cavalos.

A parada será sucedida por uma aparição da Família Real na varanda do Palácio de Buckingham, por volta das 10h30 da manhã (horário local), para assistir ao sobrevoo de aviões da Royal Air Force (RAF). 

Parada Trooping the Colour
Parada "Trooping the Colour" | Reprodução/Família Real
  • Acendimento das Tochas

Mais de 1.500 faróis serão acesos em todo o Reino Unido, Ilhas do Canal, Ilha de Man e Territórios Ultramarinos do Reino Unido, continuando a longa tradição do Reino Unido de celebrar Jubileus Reais, Casamentos e Coroações com uma corrente de luzes em todo o país. Símbolo de unidade, o farol principal, envolvendo a Árvore das Árvores (uma 'árvore' de 21m de altura construída com 350 árvores menores), será aceso em uma cerimônia especial com os membros da Família Real às 21h25.

3 de junho (sexta-feira)

  • Missa de Ação de Graças

Um serviço de Ação de Graças pelo reinado da rainha será realizado na St.Paul Catedral (Catedral São Paulo), em Londres. O chamado Grande Paulo, o maior sino de igreja do país, será tocado para o culto. Produzido em 1882, o sino foi tocado em oito ocasiões desde 2021, quando foi restaurado, mas esta será a primeira ocasião real em que será tocado. A celebração contará com a presença da Família Real e de membros do Parlamento Britânico.

4 de junho (sábado)

  • Corrida de cavalos em Epsom Downs

Ao lado de outros membros da Família Real, a rainha, vai acompanhar uma das mais tradicionais corridas de cavalo da Inglaterra, o Derby no hipódromo de Epsom Downs

Corrida de cavalos em Epsom Downs
Corrida de cavalos em Epsom Downs | Reprodução/Família Real
  • Festa no Palácio "Platinum Party at the Palace"

A noite de gala que promete ser um dos maiores eventos da programação do Jubileu, o Party at the Palace terá a participação de artistas renomados, como Alicia Keys, Andrea Bocelli, Diana Ross, e Sir Elton John. A celebração também terá um número especial com  membros dos peças teatrais "Fantasma da Ópera", "Hamilton", "Six" e "Rei Leão".

Cerca de 22 mil pessoas participarão do evento, incluindo 10 mil sorteados em uma votação pública e 5 mil trabalhadores

5 de junho (domingo)

  • O Grande Almoço do Jubileu

Mais de 60 mil pessoas se registraram para sediar grandes festas em suas casas, com eventos que vão desde tentativas de recordes mundiais para a festa de rua mais longa até churrascos no jardim. O Palácio de Buckinham estima que mais de dez milhões de pessoas em todo o Reino Unido participarão das celebrações, que devem incluir 600 reuniões que irão ocorrer em outras partes do mundo, incluindo Japão e Brasil.

O Grande Almoço do Jubileu
O Grande Almoço do Jubileu | Reprodução/Família Real
  • Parada do Jubileu de Platina

Para encerrar as comemorações, um grande desfile envolvendo mais de dez mil pessoas vai recontar a história da rainha Elizabeth a partir do momento de sua ascenção, em 6 de fevereiro de 1952, e dará vida a momentos icônicos do reinado. De acordo com a organização do evento, a rainha não irá participar do desfile, mas tesouros nacionais devem ser exibidos, além da icônica carruagem de ouro usada em todas as coroações desde 1762. o final da parada, um coral e a Banda da Marinha de Sua Majestade devem entoar o hino do Reino Unido, "Deus Salve A Rainha".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade