Caças chineses e russos sobrevoam Mar do Japão durante visita de Biden
Voos ocorrem após líder dos EUA afirmar que responderá militarmente qualquer invasão chinesa a Taiwan
SBT News
Um dia após o presidente Joe Biden afirmar que os Estados Unidos responderão militarmente caso a China invada Taiwan, o país fez um patrulhamento conjunto com a Rússia no mar do Japão. O presidente norte-americano visitava o país aliado no momento do sobrevoo.
+ Biden promete defesa militar de Taiwan em caso de invasão chinesa
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conforme divulgado pelo ministério da Defesa russo, sem violar o espaço aéreo japonês, dois bombardeiros russos e dois bombardeiros chineses com capacidade de emprego nuclear foram escoltados por caças Su-30SM durante um voo de reconhecimento pelo mar do Japão e mar da China Oriental, em um exercício que durou 13 horas.
A Rússia também informou que, em certas etapas da rota, "os porta-mísseis estratégicos foram escoltados por F-2 da Força Aérea da Coreia do Sul e F-15 da Força Aérea Japonesa". Ambos os países são aliados aos Estados Unidos.
Ainda segundo o governo russo, o evento é parte de um plano de cooperação militar entre Rússia e China. É a primeira vez que os dois países fazem um exercício militar conjunto desde a invasão russa à Ucrânia.