Publicidade
Mundo

Príncipe Charles substitui Rainha Elizabeth na abertura do Parlamento

Com problemas de mobilidade, monarca não participou do evento pela primeira vez desde 1963

Imagem da noticia Príncipe Charles substitui Rainha Elizabeth na abertura do Parlamento
Príncipe Charles, a Duquesa Camila e o Príncipe William no Parlamento Britânico
• Atualizado em
Publicidade

O Príncipe Charles substituiu a mãe, a Rainha Elizabeth II, na cerimônia que marca o início do legislativo britânico. Com problemas de mobilidade, a monarca, de 96 anos, deixou de discursar na abertura do Parlamento, pela primeira vez, desde 1963.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Nas últimas sete décadas, a Rainha Elizabeth II, que viu a passagem de 14 primeiros-ministros pelo governo do Reino Unido, sempre foi protagonista na abertura do ano parlamentar. A cerimônia, por sua vez, começa tradicionalmente com uma mensagem da Rainha pedindo acesso à instituição que, para simbolizar a sua independência, veta a entrada da realeza. Na sequência, os parlamentares são convocados para se dirigir à Câmera dos Lordes, uma espécie de Senado, para onde seguem em procissão.

Esta foi a terceira vez em 70 anos de reinado que Elizabeth II deixou de cumprir um dos seus papéis mais importantes. Nas outras duas ocasiões ela estava grávida, passando a missão para lordes do Parlamento. Agora, no entanto, o Príncipe Charles, seu sucessor, foi escolhido, consolidando uma transferência de poder, vista como inevitável no Reino Unido.

Acompanhado do filho, o Príncipe William, Charles, em sinal de respeito, se sentou no trecho mais baixo do que o usado pela mãe. No discurso, escrito por ministros do governo, o britânico leu os projetos que serão debatidos nos próximos meses. Entre eles, estão o de regulamentação da internet e o que dá mais poderes à polícia para impedir protestos.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade