Papa Francisco aparece em cadeira de rodas pela primeira vez
Pontífice, de 85 anos, sofre com dores nos joelhos devido ao rompimento no ligamento
SBT News
O papa Francisco apareceu em uma cadeira de rodas, na manhã desta 5ª feira (5.mai), após uma audiência com um grupo de freiras no Vaticano. O pontífice, de 85 anos, já havia informado que estava com dores no joelho devido a um rompimento no ligamento, mas, até então, estava conseguindo caminhar com dificuldades.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante o período da Páscoa, em abril, Francisco deixou de presidir as missas na Basílica de São Pedro várias vezes, delegando a tarefa a um arcebispo ou cardeal enquanto ele permanecia sentado durante o serviço. Antes a última aparição, ele conseguia caminhar os cerca de 10 metros da entrada lateral do palco até o assento no centro.
"O joelho me faz mal. É o mal que antes se chamava 'mal de freira', porque elas rezavam de joelhos e se machucavam. Isso vai passar, mas, enquanto isso, precisamos fazer as coisas direito", disse o pontífice no fim de abril.
+ 'Regressão macabra da humanidade', define Papa ao falar da guerra na Ucrânia
Apesar dos problemas de mobilidade, Francisco tem exercido um papel ativo nas mensagens da Igreja Católica, principalmente em relação aos ataques da Rússia contra a Ucrânia. No início do mês, por exemplo, ele concedeu uma entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, dizendo que estava pronto para se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, e auxiliar nas negociações de cessar-fogo.