Publicidade
Mundo

Dez pessoas morrem após barco naufragar no norte do Japão

Profissionais ainda buscam por outras 16 que estavam no veículo

Imagem da noticia Dez pessoas morrem após barco naufragar no norte do Japão
Equipes de resgate buscando por vítimas de naufrágio no Japão (Reprodução/Kyodo News)
• Atualizado em
Publicidade

Dez das 26 pessoas que estavam em um barco turístico que naufragou, no sábado (23.abr), no mar no Japão morreram em decorrência do acidente, de acordo com equipes de resgate. As vítimas fatais -- sete homens e três mulheres -- foram retiradas neste domingo (24.abr) do mar gelado e da costa rochosa de um parque nacional no norte do país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Profissionais ainda buscam pelas outras 16 pessoas. O barco enviou um pedido de socorro no sábado, dizendo que estava afundando. O local onde navegava quando naufragou fica próximo à Cachoeira Kashinu e é conhecido por ser uma área difícil para os barcos manobrarem, devido à presença de rochas e por ter ondas altas. Dois tripulantes e 24 passageiros estavam no veículo. No segundo grupo, havia duas crianças 

O Ministério dos Transportes do Japão abriu uma investigação contra a empresa responsável por operar o barco, Shiretoko Pleasure Cruise; ela havia sido instruída a adotar medidas para melhorar a segurança após dois acidentes no ano passado: em maio, o barco colidiu com um objeto e, como consequência, três passageiros tiveram ferimentos leves, e em junho, o veículo encalhou.

Segundo o ministro dos Transportes, Tetsuo Saito, a pasta investigará minunciosamente a causa do naufrágio no sábado e "que tipo de supervisão de segurança foi envolvida para permitir o passeio a fim de evitar outro acidente". Ele visitou neste domingo o local onde o veículo afundou. O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, falou a jornalistas, pela manhã, ter instruído as autoridades a fazerem todo o possível para resgatar as vítimas. Autoridades e especialistas suspeitam que negligência de segurança foi o motivo do acidente.

Os dez óbitos foram constatados após uma busca envolvendo seis barcos de patrulha, diversas aeronaves e mergulhares. Estes passaram a noite procurando pelas pessoas. Todas foram encontradas neste domingo, perto da península de Shiretoko, num local a 14 km ao norte de onde enviou o pedido de socorro. Perto de rochas, as equipes de resgate encontraram uma boia salva-vidas quadrada laranja com o nome do barco também, segundo a guarda costeira.

A corporação acrescentou ainda ter sido informada pela operadora do veículo que todos nele usavam colete salva-vidas, mas algumas das vítimas localizadas não estavam com ele. De acordo com o site da empresa, o passeio no qual o barco era utilizado tem cerca de três horas de duração e oferece vistas panorâmicas da costa oeste  da península de Shiretoko, além da chance de ver baleias, golfinhos e ursos pardos.

**Com informações da Associated Press

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade