Publicidade
Mundo

Sobrevivente do Holocausto morre aos 101 anos na Alemanha

Leon Schwarzbaum foi o único de sua família a sobreviver no campo de concentração de Auschwitz

Imagem da noticia Sobrevivente do Holocausto morre aos 101 anos na Alemanha
O alemão Leon Schwarzbaum
• Atualizado em
Publicidade

O alemão Leon Schwarzbaum, um dos sobreviventes do extermínio nazista na Segunda Guerra Mundial, morreu nesta 2ª feira (14.mar) aos 101 anos. A informação foi divulgada pelo Comitê Internacional de Auschwitz. A causa da morte não foi divulgada.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"É com grande tristeza, respeito e gratidão que os sobreviventes do Holocausto em todo o mundo se despedem de seu amigo, companheiro de sofrimento e companheiro Leon Schwarzbaum, que nas últimas décadas de sua vida se tornou uma das testemunhas contemporâneas mais importantes da Shoah [termo da língua iídiche usado para definir o holocausto judeu]", informou a instituição em nota.

Schwarzbaum foi o único de sua família a sobreviver nos campos de concentração de Auschwitz, na Polônia, e nos Buchenwald e Sachsenhausen, ambos na Alemanha. Em 2008, o idoso foi retratado no cinema, no longa The Last of the Jolly Boys , do diretor Hans Erich Viet.

Nascido no ano de 1921, em Hamburgo, no norte da Alemanha, Schwarzbaum cresceu na cidade de Bedzin, na Polônia. Em 1943, a família, de origem polonesa-judaica, foi deportada para Auschwitz. Após o fim da guerra, Schwarzbaum continuou vivendo na Europa, onde trabalhou como negociante de arte e antiguidades. Casou-se duas vezes, no entanto, não teve filhos.

Na TV alemã, fazia aparições, em que relembrava a Segunda Guerra Mundial. Além disso, visitava escolas do país para contar às crianças sobre a sua vida durante o conflito. Em entrevista à Associated Press em 2019, relatou preocupação com o crescimento do antissemitismo no continente europeu. Na época, afirmou que "não gostaria de viver esses tempos novamente".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade