Agência da ONU alerta para alto número de casamentos infantis
Pobreza e desigualdade de gênero estão entre os principais agravantes do índice
SBT News
O Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês) fez um alerta, nesta 2ª feira (14.fev), para o alto número de casamentos infantis que continua preocupante ao redor do mundo. Segundo a entidade, 1 em cada 5 meninas menores de 18 anos é casada, totalizando 12 milhões de crianças e jovens.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para a UNFPA, a pobreza e desigualdade de gênero são os principais agravantes do índice, uma vez que muitas uniões formais são realizadas de forma obrigatória, sem o consentimento da criança. Tais eventos, conforme informado, podem prejudicar principalmente a saúde e o bem-estar da menina.
"As complicações da gravidez e do parto são a principal causa de morte para meninas de 15 a 19 anos. Também correm risco de infecções sexualmente transmissíveis, violência doméstica e isolamento social. Eles abandonam a escola, o que limita sua capacidade de ganhar uma renda", explica a entidade.
+ "Conta não vai fechar": universidades dizem que orçamento é insuficiente
Caso nada seja feito e o progresso em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a prática nociva até 2030 não for acelerado, o mundo pode registrar mais de 150 milhões de meninas menores de 18 anos casadas.