Publicidade
Mundo

Agência da ONU alerta para alto número de casamentos infantis

Pobreza e desigualdade de gênero estão entre os principais agravantes do índice

Imagem da noticia Agência da ONU alerta para alto número de casamentos infantis
Caso nada seja feito, mundo pode registrar mais de 150 milhões de meninas menores de 18 anos casadas | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

O Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês) fez um alerta, nesta 2ª feira (14.fev), para o alto número de casamentos infantis que continua preocupante ao redor do mundo. Segundo a entidade, 1 em cada 5 meninas menores de 18 anos é casada, totalizando 12 milhões de crianças e jovens.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para a UNFPA, a pobreza e desigualdade de gênero são os principais agravantes do índice, uma vez que muitas uniões formais são realizadas de forma obrigatória, sem o consentimento da criança. Tais eventos, conforme informado, podem prejudicar principalmente a saúde e o bem-estar da menina.

"As complicações da gravidez e do parto são a principal causa de morte para meninas de 15 a 19 anos. Também correm risco de infecções sexualmente transmissíveis, violência doméstica e isolamento social. Eles abandonam a escola, o que limita sua capacidade de ganhar uma renda", explica a entidade.

+ "Conta não vai fechar": universidades dizem que orçamento é insuficiente

Caso nada seja feito e o progresso em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a prática nociva até 2030 não for acelerado, o mundo pode registrar mais de 150 milhões de meninas menores de 18 anos casadas.  

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade