Mediterrâneo é o mar com maior concentração de plástico do planeta
Poluição impacta na sobrevivência de 2.144 espécies marítimas
SBT News
Um relatório divulgado pela organização World Wide Fund For Nature (WWF), nesta 3ª feira (8.fev), mostrou que o Mediterrâneo é o mar com maior concentração de microplásticos do planeta. A poluição, conforme informou a entidade, já está impactando na sobrevivência de 88% das espécies marinhas locais, que continuam ingerindo lixo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Existem indicadores de que praticamente todo o ecossistema do Mediterrâneo está afetado pela poluição plástica e isso, a longo prazo, pode gerar efeitos adversos para a economia das comunidades que dependem da pesca e para a saúde humana", diz Eirik Lindebjerg, membro da WWF.
Segundo ele, o mar do Mediterrâneo ultrapassou o limite de concentração de microplástico monitorado, o que pode resultar em "riscos ecológico significativos". Ao todo, 2,144 espécies marítimas estão sendo vítimas da poluição plástica, com destaque para tartarugas marinhas, aves marinhas e recifes de coral.
"Os efeitos a longo prazo da poluição plástica ainda são desconhecidos, mas como já foi comprovado, o ecossistema marinho sofre como um todo, o que nos leva a pensar que espécies comercialmente importantes para os humanos sofrerão as consequências", reforça Lindebjerg.
+ Sem sacolas plásticas? Entenda proposta que pode banir produto em SP
De acordo com os dados, os pesquisadores preveem que a produção de plástico irá dobrar até 2040. Isso causará um aumento de quatro vezes no lixo plástico no oceano, o que pode afetar uma área cerca de duas vezes e meia o tamanho da Groenlândia.