Venezuela: Partido Socialista elege 20 dos 23 governadores
Resultados mostram vitória da sigla de Nicolás Maduro e oposição perde força política
SBT News
Nas eleições municipais e estaduais venezuelas, o Partido Socialista Unido da Venezuela, do presidente Nicolás Maduro, conquistou 20 dos 23 cargos de governadores nesta 2ª feira (22.nov). O resultado mostra perda de força política da oposição. Além disso, só 41,8% dos eleitores registrados foram às urnas para votar, revelando um alto índice de abstenção.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os primeiros resultados do pleito foram publicados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE). Pouco depois, Maduro comemorou o triunfo do governo. "A vitória é impressionante", disse o mandatário venezuelano, cercado por apoiadores, acrescentando que "boas vitórias precisam ser comemoradas".
Nas eleições realizadas em 2018, o Brasil e mais 16 países não reconheceram o resultado do pleito na Venezuela. Naquele ano, a maioria dos eleitores venezuelanos também não foi votar e a oposição decidiu boicotar o pleito por acreditar em uma possível interferência de Maduro.
Desta vez, o país está sob a mira internacional, uma vez que entidades querem saber se o sistema eleitoral venezuelano é, de fato, democrático.