Mianmar liberta jornalista norte-americano que ficou 6 meses preso
Ele foi detido acusado de incitar protestos no país; na 6ª feira, foi condenado a 11 anos de prisão
SBT News
O jornalista norte-americano Danny Fenster, de 37 anos, foi libertado pelo governo de Mianmar nesta 2ª feira (15.nov). Ele estava preso havia cerca de 6 meses, acusado de incitar protestos no país. Na última 6ª feira (12.nov), ele foi condenado a 11 anos de prisão por incitação à violação das leis sobre imigração e reuniões ilegais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Fenster foi entregue ao ex-diplomata Bill Richardson, que ajudou nas negociações para libertação do jornalista. "Estamos muito gratos por Danny finalmente poder se reconectar com entes queridos, que têm trabalhado pela sua liberdade todo esse tempo, contra as probabilidades", afirmou Richardson em comunicado.
Danny Fenster é editor da revista online Frontier Myanmar e faz parte do grupo dos mais de 100 jornalistas, editores e profissionais de imprensa que foram detidos desde o golpe militar no país em 1º de fevereiro deste ano.
Bill Richardson e Danny Fenster rumam para os Estados Unidos através de Doha, no Qatar, onde desembarcaram após deixarem Mianmar. Ainda não se sabe de forma clara quais foram as condições para a libertação do jornalista.
Em um comunicado transmitido por uma rede de TV estatal, os militares que governam o país disseram que Fenster foi liberado a pedido de Richardson e do presidente da Associação de Amizade Japão-Mianmar. "[Os generais de Mianmar] estavam convencidos que não valia a pena ficar com Danny", disse o deputado norte-americano e representante da família Fenster no Congresso, Andy Levin.