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Brasil

Conselho de Oftalmologia alerta sobre uso de IA em propagandas enganosas de produto para os olhos

Vídeos manipulados usam imagens de famosos para promover produto oftalmológico que promete cura milagrosa para doenças crônicas

Imagem da noticia Conselho de Oftalmologia alerta sobre uso de IA em propagandas enganosas de produto para os olhos
Anúncio de venda de medicamento falso para problemas oculares | Reprodução
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O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) emitiu um alerta sobre a circulação de vídeos manipulados, utilizando inteligência artificial (IA), para divulgar produtos oftalmológicos sem registro na Anvisa. Com imagens de pessoas famosas, os vídeos promovem soluções milagrosas para doenças crônicas nos olhos.

Imagens de personalidades, como o locutor Cid Moreira, falecido no ano passado, e a jornalista Fátima Bernardes, aparecem nos vídeos fraudulentos. O conteúdo é manipulado para parecer convincente, mas é possível notar discrepâncias como movimentos labiais que não correspondem à fala e vozes alteradas. Essa tecnologia, conhecida como deepfake, vem sendo utilizada para enganar os consumidores, atingindo especialmente os mais desavisados.

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O SBT Brasil simulou uma compra do produto chamado Cury Vision, vendido como suplemento alimentar para curar diversos problemas oculares. O vendedor, que se apresenta como médico, orienta o uso de 10 gotas aplicadas sob a língua para resolver os problemas de visão.

Desde 2023, o CBO já denunciou ao menos 14 produtos semelhantes à Anvisa. O oftalmologista Cristiano Caixeta Umbelino destaca a importância de desconfiar de promessas milagrosas e buscar orientação médica de profissionais capacitados.

Em nota, a Avisa informou que a empresa Cury Vision foi incluída em uma base de rastreamento que monitora anúncios de produtos irregulares comercializados pela internet.

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