Após calorão, fortes chuvas atingem a Grande SP
Prefeitura da capital e Defesa Civil colocaram a cidade inteira em estado de alerta para alagamentos nesta quarta-feira (22)
SBT News
Após dias de calor excessivo, a chuva veio com tudo nesta quarta-feira (22) na capital paulista e na Grande São Paulo.
Monitorando o volume de água previsto para a região, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura, e a Defesa Civil do município colocaram a cidade inteira em atenção para alagamentos desde às 16h.
As chuvas começaram mais intensas nas zonas sul e oeste da cidade, mas o maior volume foi registrado na zona leste, na região do Aricanduva e da Vila Formosa, onde foi registrada queda de granizo. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a 19 ocorrências envolvendo queda de árvores.
+ São Paulo registra maior temperatura do ano nesta terça-feira (21)
Em Embu das Artes, houve registro de alagamentos, com ruas completamente submersas e trânsito caótico. Segundo a Defesa Civil, os maiores volumes de chuva foram registrados nos municípios de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, também na Grande São Paulo.
O CGE da capital informou que as chuvas foram formadas por áreas de instabilidade vindas do interior, provocadas pelo calor e a entrada da brisa marítima. As pancadas atingiram a Grande São Paulo de forma moderada e e depois com forte intensidade, perdendo a força lentamente.
No Rio de Janeiro, que também tem enfrentado dias de calor intenso, pancadas de chuva isoladas também foram registradas nesta quarta. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, moradores registraram queda de granizo.