Papa Francisco faz apelo por integração dos migrantes na sociedade
"A Europa deve ser uma casa comum", enfatizou o Pontífice
SBT News
O Papa Francisco fez um apelo para que os países europeus integrem os migrantes na sociedade. A declaração foi dada durante um encontro do pontífice com os participantes do congresso "Os italianos na Europa e a missão cristã", promovido pela Fundação Migrantes da Conferência Episcopal Italiana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Muitas vezes vemos os migrantes apenas como ?outros?, como estranhos. Na realidade, lendo os dados sobre o fenômeno, descobrimos que os migrantes são uma parte significativa de ?nós?, como vemos no caso dos imigrantes italianos, de pessoas próximas a nós: nossas famílias, nossos jovens estudantes, graduados, desempregados e empresários", disse Francisco. "A imigração italiana no continente europeu deve nos tornar cada vez mais conscientes de que a Europa é a uma casa comum", enfatizou.
O líder da Igreja Católica disse ainda se sentir próximo da migração, já que sua própria família emigrou para a Argentina. "A Igreja na Europa também não pode esquecer os milhões de emigrantes italianos e estrangeiros que renovam o rosto das cidades, dos países e, ao mesmo tempo, alimentam o sonho de uma Europa unida, capaz de reconhecer raízes comuns e usufruir da diversidade que a habita."
+ Igreja Católica vai vender imóveis para ressarcir vítimas da pedofilia na França
Por fim, Francisco citou as quatro fases da relação com a migração: acolher, acompanhar, promover e integrar. "É um belo mosaico, que não deve ser desfigurado ou corrompido por preconceitos ou ódio velados de respeitabilidade", finalizou o Pontífice.