Publicidade
Mundo

Daniel Ortega é reeleito presidente da Nicarágua

Depois da prisão de opositores, líderes mundiais consideraram pleito injusto

Imagem da noticia Daniel Ortega é reeleito presidente da Nicarágua
Cancillería del Ecuador
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, foi reeleito para seu 4º mandato consecutivo em pleito realizado no domingo (7.nov). Depois da prisão de vários adversários, a vitória do ex-guerrilheiro é cercada de críticas. Alguns analistas e líderes internacionais, como o presidente dos EUA, Joe Biden, consideraram as eleições injustas. 

Segundo os resultados preliminares, Ortega conquistou 75% dos votos. O Conselho Supremo Eleitoral (CSE) afirma que 65,34% da população foi às urnas no domingo. Por outro lado, a organização independente Urnas Abiertas diz que as abstenções foram de 81%.

Em nota divulgada pela Casa Branca, o líder norte-americano Joe Biden declarou que Daniel Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, orquestraram uma eleição que não foi "nem livre, nem justa" e que "certamente não foi democrática".

De acordo com Biden, a prisão de quase 40 figuras da oposição desde maio, incluindo sete potenciais candidatos à presidência, foi arbitrária. Para ele, o bloqueio da participação dos partidos políticos fraudaram o resultado bem antes do dia das eleições. 

"Os Estados Unidos apoiam o direito inalienável à autodeterminação democrática do povo da Nicarágua e de qualquer outro país do hemisfério onde a soberania popular esteja comprometida pela erosão das normas democráticas, sufocamento do espaço cívico ou violações de princípios fundamentais direitos", disse o mandatário. 

"Os EUA, em estreita coordenação com outros membros da comunidade internacional, usarão todos os instrumentos diplomáticos e econômicos à sua disposição para apoiar o povo da Nicarágua e responsabilizar o governo Ortega-Murillo e aqueles que facilitam seus abusos", completou.

Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade