Representantes do BID se aliam a Alemanha e Holanda para proteger Amazônia
Colaboração da entidade dará ênfase ao reforço dos direitos dos povos indígenas e comunidades locais
Os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se aliaram, na 3ª feira (2.nov), aos governos da Alemanha e da Holanda para desenvolver um projeto conjunto de proteção de florestas e terras da região amazônica. A declaração foi feita durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o plano, os países comprometeram-se a contribuir, cada um, com 15 milhões de euros para um fundo de Bioeconomia e Gestão Florestal.
A colaboração do BID dará ênfase ao reforço dos direitos e da capacidade de gestão dos povos indígenas e comunidades locais na Amazônia, que tem como objetivo melhorar a conservação dos habitats naturais.
+ COP26: Japão promete 8,6 bilhões de euros para promover emissões zero na Ásia
Para o presidente do BID, Mauricio Claver-Carone, disse a Agência Efe que "a região amazônica é essencial para uma recuperação sustentável na América Latina e no Caribe" e a iniciativa "beneficiará bioempresas, famílias e pequenos agricultores".
A entidade destacou ainda que a Amazônia é fonte de 35% a 40% da água doce da América Latina e um habitat essencial para ecossistemas em todo o mundo, pois regula a qualidade do ar e armazena as emissões de carbono.