Índia testa míssil com capacidade nuclear em meio à tensões com a China
Equipamento tem capacidade de alcançar todos os países da Ásia e partes da África e Europa
SBT News
Em meio às crescentes tensões na fronteira com a China, a Índia testou seu primeiro míssil balístico intercontinental com capacidade nuclear, nesta 4ª feira (27.out). Os países disputam a região de Ladakh, também conhecida como "Pequeno Tibete", no Himalaias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O lançamento bem-sucedido estava de acordo com "a política da Índia de ter uma dissuasão minimamente convincente e que reforça o compromisso de não fazer uso das armas nucleares", informou o governo em comunicado, que também deu detalhes sobre o teste. "O míssil Agni-5 caiu na Baía de Bengala com um alto grau de precisão".
O investimento cada vez maior da China em tecnologia militar - de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa Para a Paz de Estocolmo (SIPRI), US$ 252 bilhões somente em 2020 - levou Nova Delhi a melhorar seu sistema de armas nos últimos anos. O míssil Agni-5 tem alcance de 5.000 quilômetros (3.125 milhas) e poderia atingir quase toda a China e partes da África e Europa
This is India. A local resident captures the successful test of Agni-5 by DRDO in Odisha. Listen to the audio. Agni-5 can cover targets up to 5,000 km away. The test was conducted from APJ Abdul Kalam Island in Odisha.
? Aditya Raj Kaul (@AdityaRajKaul) October 28, 2021
pic.twitter.com/3hLe8bfmat