Putin considera retirar Talibã da lista de organizações terroristas
Governo russo mantém contato com extremistas desde a tomada de Cabul em agosto
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou na 5ª feira (21.out) que o país está considerando retirar o Talibã da lista de organizações terroristas. A declaração foi dada em discurso do presidente durante um evento na cidade russa de Sóchi.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Talibã é considerado um grupo terrorista pela Rússia desde 2003. O governo Putin, no entanto, vem mantendo contato regular com os extremistas desde a tomada de Cabul em agosto deste ano, afirmando que as trocas entre as duas nações são essenciais para ajudar a estabilizar o Afeganistão. Na capital afegã, a embaixada russa permanece, intermediando o contato entre ambos os países. No pronunciamento, Putin ainda destacou que decisão de retirada do Talibã de lista terrorista será discutida na Organização das Nações Unidas (ONU).
Na 4ª feira (20.out), a Rússia recebeu líderes talibãs em Moscou. Representantes da China, Irã e Paquistão também estiveram presentes na cerimônia, aberta pelo Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. "Formar um governo realmente inclusivo que reflita plenamente os interesses não apenas de todos os grupos étnicos, mas de todas as forças políticas do país, é necessário para a estabilidade do Afeganistão", ressaltou o diplomata.