Ministro Alexander Schallenberg assume como chanceler da Áustria
Mudança no governo acontece após saída de Sebastian Kurz por acusações de suborno e abuso de poder
SBT News
Na última 2ª feira (11.out), o ex-ministro das Relações Exteriores da Áustria Alexander Schallenberg realizou juramento como o mais novo chanceler do país. Durante a cerimônia, o substituto de Schallenberg, Michael Linhart, também prestou juramento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A nomeação realizada pelo presidente, Alexander van der Bellen, substitui Sebastian Kurz e promete dar continuidade na coalizão do Partido Popular Austríaco (OVP) e Os Verdes. Durante a indicação do novo chanceler, Der Bellen agradeceu Kurz por evitar maiores problemas à República ao renunciar.
Sebastian Kurz deixa o governo da Áustria após se tornar alvo de uma investigação local por suspeita de suborno e abuso de autoridade. Assim como demais membros, ele é suspeito de ter utilizado dinheiro do Ministério das Finanças para financiar pesquisas favoráveis ao seu governo.
A verba, neste caso, saiu do Ministério entre os anos de 2016 e 2018, conforme apontam procuradores anticorrupção. Apesar da renúncia, Kurz negou todas as acusações.
Novo chanceler do país, Alexander Schallenberg nasceu na Suíça e tem 52 anos. Filho de um diplomata, o político estava no cargo de ministro desde junho de 2019 e já morou em diversos países.