Coreias do Norte e do Sul restabelecem linha direta de comunicação
Medida faz parte do plano de reconciliação entre os países e tem apoio dos EUA
Nesta 2ª feira (4.out), a Coreia do Norte restabeleceu as linhas diretas de comunicação com a Coreia do Sul como parte da etapa de reconciliação entre os países. As linhas de telefone e fax internacionais estavam desativadas havia mais de um ano e foram reconectadas cinco dias após o lançamento de um míssil antiaéreo pela Coreia do Norte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Já não falamos há muito tempo. Estamos muito satisfeitos porque os canais de comunicação foram restaurados assim. Esperamos que as relações Sul-Norte evoluam para um novo nível ", disse um funcionário da cidade de Seul, de acordo com um vídeo divulgado pelo Ministério de Unificação da Coreia do Sul.
Ainda não está claro como a mudança impactará nos laços entre os países, já que, de acordo com os jornais locais, as linhas diretas eram usadas para negociar moedas de troca na relação bilateral.
Na última 5ª feira (30.set), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse à imprensa que "certamente apoia" o diálogo intercoreano, mas que está preocupado com os recentes lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte. Segundo ele, são uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e podem criar "mais perspectivas de instabilidade e segurança".