Bolsonaro tem encontro com Boris Johnson em Nova York nesta segunda
O presidente brasileiro chegou aos Estados Unidos na tarde deste domingo, 19. Na terça ele abre os discursos na Assembleia Geral da ONU
Patrícia Vasconcellos
Nova York - A comitiva brasileira chegou a Nova York no meio da tarde. É a primeira vez que Jair Bolsonaro retorna à cidade após o discurso na Assembleia Geral da ONU em 2019. No ano passado, o evento foi totalmente virtual, com discursos gravados, por causa da pandemia. Na terça-feira, 21, a reunião dos líderes globais assumirá de forma inédita um formado hibrido. Parte dos chefes de estado estará presente e outra participará como em 2020, com mensagens transmitidas no telão. O Brasil, como é tradição na ONU, vai abrir a série de discursos a partir das 9 da manhã de terça-feira logo após o discurso do Secretário Geral Antonio Guterrez. Na frente do hotel em Manhattan onde Bolsonaro está hospedado, um grupo de sete manifestantes carregava faixas de protesto e não viu o presidente brasileiro passar pois a comitiva brasileira entrou por outro acesso. Bolsonaro, no domingo, também não falou com os jornalistas que estavam posicionados na frente do hotel.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesta segunda-feira, 20, o presidente brasileiro tem encontro com o Primeiro Ministro britânico Boris Johnson. A reunião será no Consulado do Reino Unido em Nova York. A noite, o presidente brasileiro participa de uma recepção oferecida pelo Representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas. Na terça, 21, Bolsonaro se reune na ONU pela manhã com o Secretário Geral Antonio Guterrez e tem ainda reunião com o presidente da Polônia Andrezej Duda instantes antes do começo dos discursos. A comitiva brasileira segundo publicação do Diário Oficial da União tem 18 pessoas incluindo a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro. Também estão em Nova York os ministros Carlos Alberto Franca (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Anderson Torres (Segurança Pública), Gilson Machado (Turismo), Marcelo Queiroga (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), o presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães e o Secretário especial de Assuntos estratégicos almirante Flávio Viana Rocha. A comitiva também traz três intérpretes e o advogado Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch indicado a uma vaga na Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Pizza em Nova York
No início da noite, o Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Luiz Ramos, publicou foto no twitter sobre o jantar de parte da comitiva. Na imagem, da esquerda para a direita estão o presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães, O ministro-chefe da Casa Civil General Luiz Eduardo Ramos, o presidente Jair Bolsonaro, o Ministro do Turismo Gilson Machado, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, Almirante Flávio Rocha Secretário especial de Assuntos Estratégicos e o Ministro da Justiç e Segurança Pública Anderson Torres. Por norma da prefeitura de Nova York, todos os estabelecimentos gastronômicos da cidade devem exigir, sob pena de multa, comprovação de vacinação contra Covid19 a todos os clientes que desejam fazer as refeições em ambientes internos.
Jantar de luxo em NYC. @jairbolsonaro @gilsonmachadont @mqueiroga2 @andersongtorres pic.twitter.com/SVQuFZXHGY
? Ministro Luiz Ramos (@MinLuizRamos) September 20, 2021
No saguão do hotel em Manhattan, também no início da noite, o ministro de Relações Exteriores Carlos Alberto França confirmou que terá na terça-feira, dia 21, um encontro com o Secretário de Estado americano Antony Blinken. Segundo o ministro brasileiro, a reunião foi pedida pelo lado americano e vai acontecer em um local externo às Nações Unidas. Será a primeira reunião de integrantes do alto escalão entre representantes dos dois paises desde a posse de Joe Biden.