Furacão Ida causa destruição e uma morte e testa defesas contra enchentes
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alerta para "devastação imensa" e manda ajuda federal
SBT News
A cidade de Nova Orleans nos Estados Unidos funciona nesta 2ª feira (30.ago) apenas com geradores. Mais de um milhão de moradores estão sem energia depois que o furacão Ida atingiu a costa do estado de Lousiana.
A tempestade veio com ventos de 240 km/h. O furacão testa as defesas contra enchentes da região, principalmente em Nova Orleans onde tudo foi reforçado depois da passagem do Katrina em 2005.
O furacão Ida fez uma vítima fatal, quando uma árvore caiu em sua casa na área de Baton Rouge.
O presidente Joe Biden fez alertas de "devastação imensa" e declarou situação de desastre na Lousiana. Em comunicado também anunciou ajuda federal para a reconstrução das áreas afetadas, remoção de entulhos e outras medidas.
O governador da Lousiana John Bel Edwards disse a jornalistas que "os danos são incalculáveis" neste primeiro momento.
Internautas e canais que acompanham tempestades divulgaram nas redes sociais imagens da passagem do Ida, que acabou perdendo um pouco da força de ontem para hoje e foi reclassificado em categoria 3.
?Wonder what it was like INSIDE the eyewall of Category 4 Major Hurricane Ida? This was the view from Port Fourchon, Louisiana! Just look at the insane storm surge...
? Live Storm Chasers (@Livestormchaser) August 30, 2021
Permission: Brian Lambert#HurricaneIda #Ida #Louisiana #LAwx #IdaHurricane pic.twitter.com/RNWAwEvAiM
Furacão #Ida chegou a Nova Orleans como categoria 4, ventos de 185 km/h. Deve chover o equivalente a 305 mm de chuva nas próximas horas, equivalente a 20% do volume ANUAL de chuva.pic.twitter.com/BZ8ABz18bQ
? Gustavo - vacine-se você tb! (@Gu_rebel) August 30, 2021