Máscaras deixarão de ser obrigatórias no Reino Unido em 19 de julho
Primeiro ministro deverá anunciar também viagens sem quarentena a partir de agosto
SBT News
O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, deverá anunciar nesta semana o seu plano para reduzir restrições e lockdown na pandemia, agora que o país tem mais de 80% dos adultos vacinados com uma dose de uma vacina contra o novo coronavírus.
As máscaras deixarão de ser obrigatórias no Reino Unido a partir do dia 19 de julho. A proteção facial é exigida, por enquanto, no transporte coletivo e em ambientes fechados. Mesmo com alta no número de casos, governo diz que sistema de saúde não corre risco.
Outra medida que deverá ser anunciada é a permissão de viagens sem quarentena. Cidadãos britânicos estão essencialmente impedidos de viajar para a maioria dos países -incluindo os da União Europeia - pois as regras de quarentena e testagem são rígidas e caras.
As medidas a serem anunciadas já causam preocupação em médicos sobre os efeitos que possam ter na rede pública de saúde.
A grande preocupação é com a variante Delta, mais transmissível e dominante no país, que ainda não permite descartar internações nos hospitais de casos mais graves.
Os últimos dados da covid-19 na Inglaterra mostram 24.885 novas infecções e 18 mortes.