Publicidade
Mundo

EUA: estudo indica que Covid-19 estava no país em dezembro de 2019

Analise de amostras de sangue apontam que o novo coronavírus apareceu semanas antes do que foi divulgado pelas autoridades da saúde

Imagem da noticia EUA: estudo indica que Covid-19 estava no país em dezembro de 2019
a imagem mostra o coronavírus
• Atualizado em
Publicidade

Um estudo publicado pelo diário Clinical Infectious Diseases (CDC) sugere que a Covid-19 chegou nos Estados Unidos em dezembro de 2019. A pesquisa foi feita com a amostra de sangue de 24 mil estadunidenses e, apesar de não ser uma análise definitiva, os estudos são "muito consistentes".

As amostragens são dos três primeiros meses de 2020. Apesar de alguns cientistas ainda se manterem céticos quanto ao estudo, a principal investigadora do CDC, Natalie Thornburg, diz que: "os estudos são consistentes, mas, mesmo que alguns casos tenham surgido em dezembro, o coronavírus só se disseminou pelo país no final de fevereiro". 

A Covid-19 surgiu na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, na China. Oficialmente, a primeira infecção a ser registrada nos Estados Unidos foi de um viajante do estado de Washington, que havia retornado da cidade chinesa em 15 de janeiro de 2020 e foi para o hospital quatro dias depois. 

O estudo aponta que, sete participantes, três de Illiois e outros quatro, respectivamente de Massachusetts, Mississippi, Pennsylvania e Wisconsin, foram infectados semanas antes do primeiro caso divulgado pelas autoridades da saúde no país. 

Os pesquisadores, na época em que foram colhidas as amostras, não foram atrás dos participantes infectados para saber se eles haviam viajado para fora dos EUA quando contraíram a doença. A questão para os estudiosos agora é: como e onde ocorreram essas infecções. Segundo Keri Althoff, professora associada do John Hopkins Bloomberg School of Public Health, o vírus apareceu em diversos lugares ao redor do país. 

O coronavírus já infectou mais de 176 milhões de pessoas ao redor do globo e 3,81 milhões faleceram por causa da doença. O Brasil, desde o começo da pandemia, conta com mais de 17,5 milhões de casos de Covid-19, dos quais 488 mil faleceram vítimas do vírus. 

*Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade