Publicidade
Mundo

Veículo de exploração chinês começa a percorrer Marte

Denominado Zhurong, rover tem velocidade de 200 m/h e é movido a energia solar

Imagem da noticia Veículo de exploração chinês começa a percorrer Marte
Imagem feita pelo rover chinês mostra o planeta Marte (Reprodução/Xinhua)
• Atualizado em
Publicidade

O rover chinês Zhurong desceu para a superfície de Marte e deu início à exploração do Planeta Vermelho, neste sábado (22), segundo anúncio feito pela Xinhua, a agência estatal de notícias do país asiático. Com o feito, a China se tornou a segunda nação do mundo a pousar e operar um rover em solo marciano, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com Xinhua, com seis rodas, o veículo explorador tem velocidade de aproximadamente 200 m/h, é movido a energia solar, parece com uma borboleta de cor azul e pesa 240 kg. Ele foi levado a Marte na missão denominada Tianwen-1. O módulo de pouso com o rover chegou a uma planície no Hemisfério Norte de Marte no dia 15 de maio e, desde então, o último aguardava para tocar o solo e começar a se mover no planeta.

+ MC VK fala sobre morte de Kevin e diz estar sendo "injustiçado"

O nome do veículo é uma homenagem ao deus do fogo na antiga mitologia chinesa. A expectativa da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) é que o Zhurong tenha uma vidade útil de 90 dias marcianos, o que corresponde a cerca de três meses na Terra.

Nesse período, diz a Xinhua, ele "registrará a paisagem marciana com imagens tridimensionais de alta resolução, analisará a composição material da superfície do planeta, detectará sua estrutura sub-superficial e campo magnético, procurará vestígios de gelo e observará o ambiente meteorológico circundante".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade