Trump ignora nomes de equipe de Biden em evento do peru na Casa Branca
Joe Biden discursou ao lado dos indicados para os cargos no próximo governo. Minutos depois, em Washington, Donald Trump participou de um evento que antecede o dia de ação de graças
Publicidade
Trump observa o peru no evento do jardim da Casa Branca. Reprodução: Associated Press
Nova York ? Os funcionários da Casa Branca tiveram dificuldade para posicionar o peru próximo ao palco do Rose Garden. A cerimônia na sede do governo federal americano acontece desde 1940 nos dias que antecedem o feriado de Ação de Graças. O presidente recebe uma ave viva da associação nacional dos produtores que é poupada escapando do destino de 46 milhões de perus que são consumidos na data celebrada este ano em 26 de novembro. Ao lado da primeira-dama, Melania, Donald Trump desejou antecipadamente um feliz dia de Ação de Graças aos americanos e no discurso de abertura falou sobre economia. Tema tratado em um pronunciamento rápido, antes, na sala de imprensa. Trump disse: "o mercado de ações, o Dow Jones Industrial Avarage atingiu 30 mil pontos, o maior da história. Estou muito emocionado com o que aconteceu posteriormente a nossas vacinas"
Donald Trump não citou o fato de Joe Biden ter indicado os nomes que vão integrar cargos considerados importantes no próximo governo, ação que pode ter influenciado na reação positiva do mercado. Em Wall Street, a percepção é que as bolsas subiram pelo nome indicado pelo democrata para o Departamento de Tesouro. Para o ano que vem, Joe Biden escolheu para o cargo de líder no setor a ex-presidente do Federal Reserve Janet Yellen.
Outros nomes indicados pela dupla Biden e Harris discursaram nesta terça-feira, 24 de novembro. O primeiro a falar foi o próprio Joe Biden que disse: "pela primeira vez os Estados Unidos terão um diretor do alto escalão para tratar do tema aquecimento global.". O próximo presidente dos Estados Unidos disse ainda que o fato dele ter escolhido um ex-secretário de estado para o cargo, John kerry, é a prova do comprometimento dele com o assunto meio ambiente.
Já o sucessor de Mike Pompeo será Antony Blinken. O futuro secretário de estado americano focou o discurso na família. Agradeceu a esposa, os filhos e pais citando a origem dos seus antepassados judeus e disse estar comprometido para defender os interesses dos americanos. "Deus abençoe a América, disse Antony Blinken no discurso desta terça-feira.
Alejandro Mayorkas será o próximo Diretor do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, órgão que trata do tema imigração. Cubano, Mayorkas foi naturalizado americano. "Trabalharei dia e noite para honrar a indicação para o cargo" disse Mayorkas afirmando que seus pais deixaram Cuba para fugir do comunismo.
Para o cargo de embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Joe Biden escolheu Linda Greenfiel. A diplomata disse: " O multilateralismo está de volta e a diplomacia também" dando a entender que os discursos dos Estados Unidos na ONU passarão a ter em 2021 um tom mais pacificador.
Kamala Harris, a próxima vice-presidente americana encerrou a série de discursos dizendo que os homens e mulheres que estavam no palco eram os corretos para os cargos.
Na Casa Branca, Donald Trump não respondeu a qualquer pergunta dos jornalistas. Pelas redes sociais, ainda afirma que as eleições foram manipuladas apesar de ter autorizado a transição formal dos governos. Sem vitórias legais nos processos que tentou, Trump ainda viu nesta terça(24.nov), a notícia de oficialização dos resultados das eleições em Michigan e Pensilvânia, onde Joe Biden venceu.
Publicidade