Publicidade
Mundo

Papa Francisco apoia união entre casais homossexuais

Pontifíce falou sobre o tema polêmico em documentário chamado "Francesco", que estreou hoje

Imagem da noticia Papa Francisco apoia união entre casais homossexuais
Papa Francisco | Associated Press
• Atualizado em
Publicidade
O Papa Francisco se tornou o primeiro pontífice a endossar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo em comentários para um documentário, gerando aplausos de católicos gays e demandas por esclarecimento dos conservadores, dado o histórico do Vaticano sobre o assunto.

O sinal de positivo papal veio no meio do documentário de longa-metragem "Francesco", transmitido pela primeira vez no Festival de Cinema de Roma nesta quarta-feira (21). O filme apresenta novas entrevistas com ele e investiga questões com as quais Francisco mais se preocupa, incluindo meio ambiente, pobreza, migração, desigualdade racial e de renda e as pessoas mais afetadas pela discriminação.

"Os homossexuais têm o direito de pertencer a uma família. Eles são filhos de Deus", disse. "Você não pode expulsar alguém de uma família, nem tornar sua vida miserável por isso. O que precisamos é uma lei da união civil; dessa forma, eles são legalmente cobertos", continuou.

Enquanto servia como arcebispo de Buenos Aires, Francisco apoiou a união civil para casais homossexuais como uma alternativa aos casamentos do mesmo sexo. No entanto, ele nunca se manifestou publicamente a favor das uniões civis como papa, e nenhum outro antes dele também.


O ensino católico afirma que os gays devem ser tratados com dignidade e respeito, mas que os atos homossexuais são "intrinsecamente desordenados". No ano passado, um grupo formado por 81 tradicionalistas publicou uma carta acusando Francisco de heresia. O documento criticava posturas progressistas dele, como o apoio a LGBTQ+ e a aproximação da igreja com grupos protestantes e muçulmanos.
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade