Partido de esquerda vence eleições em Montevidéu
Frente Ampla chega ao sétimo mandato consecutivo, permanecendo na capital uruguais desde 1990
Publicidade
Apesar do volume de votos individuais, Laura Ruffo (à esquerda) perdeu para a candidata do Frente Ampla. Cossi (à direita) conseguiu a vitória a partir da soma dos votos dela e do partido. Fotos e montagem: SBT News com imagens das redes sociais
A engenheira e ex-ministra Carolina Cosse, do partido de esquerda Frente Ampla (FA) conquistou na madrugada desta segunda-feira (28.set) a prefeitura de Montevidéu, capital do Uruguai. Segundo o jornal uruguaio El País, o Frente Ampla recebeu 50,3% dos votos contra 39,8% de Laura Raffo, do Partido Independente. Carolina Cosse recebeu 20,6% dos votos.
No Uruguai, os partidos políticos podem lançar mais de um candidato, como a Frente Ampla fez, lançando três concorrentes ao cargo no Palácio Municipal de Montevidéu - além de Cosse, Alvaro Villar e Daniel Martinez eram as opções do partido de esquerda. Dos três concorrentes do Frente Ampla, nenhum poderia concorrer diretamente com Laura Raffo, postulante ao cargo pelo Partido Independente. Porém, os votos podem ser somados e então o FA conseguiu vencer o pleito, porque segundo as regras eleitorais, vence o candidato mais votado do partido com mais votos.
A imprensa uruguaia afirma que Laura reconheceu a derrota ao ligar para Carolina. Pelo menos 83% dos eleitores estavam aptos a votar nas eleições deste ano. O pleito seria realizado em maio, mas, devido ao novo coronavírus, as eleições foram adiadas para setembro.
Nova prefeita é engenheira foi ministra de Tabaré Vazquez
Divorciada e com dois filhos, Carolina Cosse, 59 anos, tem origem humilde. Trabalhou desde os 17 anos como professora de matemática na cozinha de casa, depois que ingressou na universidade, seguiu dando aulas em insitituições de ensino privadas. Cosse também foi ex-ministra da Indústria no governo de Tabaré Vazquez e foi a presidente da principal empresa de telecomunicações do Uruguai.
Metade dos habitantes do Uruguai mora na capital
Montevidéu é a cidade mais populosa do Uruguai. Praticamente metadade dos 3,3 milhões habitantes moram na capital, onde vivem 1,3 milhões. O Frente Ampla está no poder na capital dos uruguaios desde 1990.
Publicidade