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Senacon volta a notificar Hurb por problemas ocorridos durante viagens

Empresa de turismo vem sendo alvo de reclamações por não cumprir contratos

Senacon volta a notificar Hurb por problemas ocorridos durante viagens
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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) voltou a notificar a Hurb (antigo Hotel Urbano) devido a denúncias de irregularidades nas práticas comerciais da empresa, como cancelamento de viagens sem aviso prévio e atraso no pagamento de hotéis. A empresa tem até esta quinta-feira (4) para prestar esclarecimentos.

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A nova notificação veio porque a Hurb não apresentou um plano concreto de resolução para os contratos de pacotes com datas flexíveis. Com isso, a notificação suspende a venda dos pacotes, até que a empresa comprove ter condições de executar os serviços contratados. Em caso de descumprimento, a empresa receberá multa diária de R$ 50 mil.

“A empresa se comprometeu a apresentar um plano para o cumprimento dos contratos já estabelecidos, mas o documento não trouxe informações suficientes e consistentes. Por isso, para que não haja ainda mais prejuízo aos consumidores, resolvemos emitir uma medida cautelar para impedir que a Hurb continue comercializando pacotes”, explicou Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.

Entenda o caso

Em 2020, quando o setor de turismo enfrentava restrições por conta da pandemia de Covid-19, a Hurb vendeu diversos pacotes de viagem com datas flexíveis, válidos por até dois anos. Todos os pacotes possuíam preços baixos em relação ao mercado, com descontos que variavam entre 20% e 50%.

No entanto, com a retomada das atividades do setor, a empresa continua enfrentando dificuldades para honrar os contratos. De acordo com a plataforma consumidor.gov, foram mais de 7,7 mil reclamações apenas nos primeiros três meses de 2024, e outras 53 mil em 2023. Já em 2022, o número de queixas chegou a 12 mil.

Em meio ao cenário, a Hurb foi notificada pela Senacon no ano passado a apresentar esclarecimentos sobre as práticas comerciais adotadas pela empresa. Nos últimos meses, no entanto, as queixas voltaram a aumentar, com clientes relatando problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem.

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“Aos consumidores que adquiriram pacotes turísticos da Hurb e ainda apresentam problemas, verifiquem seus direitos e busquem informações sobre as opções de reembolso ou remarcação de suas viagens. É importante também registrar as reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor, como os Procons”, orientou a Senacon.

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