Vai viajar? Saiba como a recuperação judicial da Gol afeta passageiros
Processo permite que companhia aérea renegocie dívidas em atraso com credores
![Vai viajar? Saiba como a recuperação judicial da Gol afeta passageiros](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fmg_3807_431a3c72f3.webp&w=1920&q=90)
A Gol entrou na quinta-feira (25) com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Isso significa que, se autorizada pela justiça norte-americana, a companhia aérea poderá parar temporariamente de pagar dívidas e renegociar o valor com credores.
A notícia despertou dúvidas nos consumidores de como ficam as viagens pela empresa.
Empresa tem dívida de R$ 20 bilhões
No terceiro trimestre de 2023, a Gol teve prejuízo de R$ 1,3 bilhão. A dívida da empresa é de R$ 20 bilhões, sendo R$ 3 bilhões com vencimento no curto prazo.
A recuperação judicial é um instrumento previsto pela Lei de Falências nos Estados Unidos, mas não significa que a empresa que recorre a ele esteja à beira de quebrar.
O instrumento é usado quando uma empresa está com dificuldades para pagar dívidas em atraso, mas, ao mesmo tempo, mostra condições financeiras de se restabelecer no futuro caso renegocie os débitos.
![Movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/aeroporto_passageiro_gol_5800aa57b8.webp)
Operação tem de seguir dentro da normalidade
Para o consumidor, é importante lembrar que, durante a recuperação judicial, a empresa deve seguir operando normalmente, pagando salários de funcionários e prestando os serviços com que se comprometeu.
Ao anunciar o início do processo, a Gol afirmou em comunicado que as atividades "seguem normalmente".
Confira o que deve se manter como é hoje, segundo a Gol
- Venda de passagens
- Voos de passageiros da Gol - Passagens e vouchers comprados podem ser usados normalmente. Resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que a empresa tem a obrigação de prestar os serviços de transporte que já foram contratados. Se descumprir, tem de pagar multa
- Voos de carga da Gollog
- Programa de fidelidade Smiles - Passageiros seguem acumulando milhas em voos. Também continuam podendo comprar e resgatar milhas acumuladas
- Acordos de codeshare e interline - São acertos com outras companhias aéreas para compartilhar voos ou atuar em parceria para levar os passageiros a determinados destinos
- Reembolsos de passagens, cupons de viagem e pagamento ou créditos associados a reclamações de bagagem ou serviços, de acordo com as políticas em vigor da companhia
- Pagamento de salários e benefícios a funcionários
- Cumprimento de compromissos com parceiros comerciais e fornecedores contratados no dia ou depois do pedido de recuperação judicial - o instrumento só permite renegociar dívidas anteriores ao início do processo
![Passageiros em aeroporto brasileiro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/aviao_gol_17a242122f.webp)
Gol foi alvo de 21,3 mil reclamações em 2023
De acordo com dados da Anac, a Gol foi alvo, em 2023, de 21.381 reclamações de consumidores. No mesmo período, a Latam recebeu 24.799 reclamações e a Azul, 17.818.
As queixas mais comuns foram sobre alterações feitas pela empresa (28%), reembolso (16%) e alterações feitas pelo passageiro (14%).
Ao SBT, presidente da Gol garante voos
Em entrevista ao SBT Brasil, o presidente da Gol, Celso Ferrer, afirmou que o pedido de recuperação judicial vai permitir que a empresa garanta a operação de voos até mesmo para todo o ano de 2025.
"A gente foi aconselhado pelos nossos advogados justamente para proteger a nossa operação, proteger o salário dos colaboradores, o pagamento dos fornecedores, o que envolve a nossa operação, pagamento de combustível, de uma maneira que a gente possa garantir todos os nossos voos não só hoje, mas o ano inteiro, o ano que vem inteiro. Tem pessoas que compram com muita antecedência", disse Ferrer.