Mundo

Donald Trump e Netanyahu discutem plano para realocar palestinos de Gaza em outros países

Em reunião com Trump, líder ressalta que negociações avançam, mas nenhuma nação confirmou aceitação da proposta

,
• Atualizado em

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (7) que seu governo, em parceria com os Estados Unidos, está em contato com países que poderiam receber moradores da Faixa de Gaza.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Segundo ele, como parte das negociações para um futuro melhor na região, os palestinos teriam a possibilidade de deixar o território e se estabelecer em países vizinhos, caso assim desejem. Netanyahu ainda acrescentou que algumas nações já demonstraram interesse em colaborar, embora não tenha especificado quais.

A declaração foi feita durante um jantar com o presidente norte-americano Donald Trump, realizado no Salão Azul da Casa Branca. O encontro antecede a visita de Netanyahu ao Congresso americano, marcada para terça-feira (8). As conversas acontecem em meio a negociações para um possível cessar-fogo com o Hamas, mediadas pelo Catar, que tem atuado como facilitador para que Israel e o grupo militante palestino cheguem a um acordo que permita a redução dos confrontos e a libertação de reféns.

Na conversa com jornalistas, Trump afirmou que a articulação tem recebido apoio regional. “Estamos vendo uma ótima cooperação dos vizinhos de Israel para ajudar os palestinos”, declarou, sem citar quais países estariam dispostos a receber a população de Gaza. O presidente norte-americano também disse que pretende suspender as sanções contra o Irã “em algum momento” e discutir com Netanyahu a possibilidade de um acordo mais duradouro.

Últimas Notícias