Polícia

Polícia Civil devolve celulares recuperados a vítimas de roubo em São Paulo

Projeto usa código IMEI para rastrear aparelhos furtados e reforça a importância de registrar boletim de ocorrência

,
• Atualizado em

Cerca de 50 vítimas de roubo e furto de celulares na capital paulista foram chamadas pela Polícia Civil para receber seus aparelhos de volta nesta segunda-feira (7). A entrega foi realizada como parte de uma ação ligada ao projeto-piloto da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que busca localizar dispositivos subtraídos e devolvê-los aos donos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O rastreamento dos aparelhos é feito com base no número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que permite rastrear aparelhos mesmo após a troca de chip. A partir do cruzamento entre dados dos boletins de ocorrência e informações das operadoras, o sistema detecta quando um celular é reativado.

De acordo com a SSP, o atual usuário recebe uma intimação para comparecer à delegacia. Se comprovar que adquiriu o aparelho sem saber da origem criminosa, pode devolvê-lo e colaborar como testemunha. “O mais importante é que a vítima registre o boletim de ocorrência e forneça o IMEI”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O projeto teve início no 78º Distrito Policial, na zona oeste da capital, e já foi estendido para os 13º e 14º DPs, além de unidades em São Bernardo do Campo e Guarulhos. Desde o começo da operação, foram enviadas 824 notificações, com 273 comparecimentos e 142 celulares recuperados. A previsão é de que o programa seja implantado em todo o estado até o fim de 2025.

Últimas Notícias