MPF pede informações ao MEC sobre impacto das operações policias para estudantes no RJ
Segundo Secretaria Municipal de Educação, em 18 meses foram realizadas 832 operações
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro enviou um ofício à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) solicitando informações sobre o impacto das operações policiais nas escolas das comunidades, que acabam gerando a suspensão das aulas frequentemente.
O documento questiona se há uma diretriz nacional que contenha informações sobre a reposição de aulas e compensação pelos dias letivos perdidos, para que os alunos não tenham a vida escolar prejudicada.
O documento foi enviado ao MEC pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.
Operações
Em 2022 e no primeiro semestre de 2023, a cidade do Rio de Janeiro teve 832 operações policiais, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Já a Polícia Militar do Rio informou ter realizado 522 incursões em horário escolar no período.
Segundo dados do MPF, na região metropolitana, alunos de Duque de Caxias tiveram aulas suspensas por 136 dias. Em Magé, os estudantes ficaram um mês com aulas remotas, por questões de segurança.
Itaboraí é o município com mais registros de comunicação de operação policial próximo a escolas, sendo 49. Japeri (37) e São João de Meriti (29) vêm logo na sequência no ranking de localidades com mais comunicação de ações da polícia.