Cristina Machado toma posse como procuradora-geral do MP junto ao TCU
Em julho, o presidente Lula (PT) assinou decreto reconduzido ela ao cargo
Guilherme Resck
Cristina Machado da Costa e Silva tomou posse, nesta 4ª feira (16.ago), para o novo mandato como procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou em julho o decreto reconduzido ela ao cargo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Cristina é a primeira mulher a ocupar a posição em 130 anos de existência do MPTCU e a única mulher entre os sete integrantes deste. Ela tomou posse hoje no início da sessão plenária da Corte de Contas.
O mandato vai até 2025. Cristina se tornou procuradora do MPTCU em 26 de julho de 1995. Em 21 de abril de 2010, foi promovida a subprocuradora-geral. Ela está no cargo de procuradora-geral desde 23 de agosto de 2017. Segundo o TCU, o mandato dela "tem sido marcado pelo foco na reestruturação e modernização administrativa, gerencial, tecnológica e institucional do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União".
Ela possui bacharelado em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi procuradora da Fazenda Nacional e, antes, trabalhou em escritórios de advocacia no Rio de Janeiro e em São Paulo.
"Tenho a firme convicção de que minha recondução foi fruto da minha dedicação e comprometimento com a Instituição MPTCU, reconhecidos por meus pares, pelos ministros da Casa e pelo excelentíssimo senhor presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem rendo os mais sinceros agradecimentos pela confiança em mim depositada", pontuou Cristina.
"Muito me orgulha ser a primeira mulher a alcançar essa posição e espero que essa minha conquista pessoal possa servir de inspiração para outras mulheres, mostrar-lhes que é possível sermos bem-sucedidas profissionalmente mesmo diante de todos os obstáculos que enfrentamos em uma sociedade ainda marcadamente patriarcal", complementou.