Publicidade
Justiça

STF forma maioria para derrubar tese da "defesa da honra"

Piso da enfermagem também deve ser aprovado

Imagem da noticia STF forma maioria para derrubar tese da "defesa da honra"
STF
• Atualizado em
Publicidade

Em sessão virtual, o Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta 6ª feira (30.jun), em favor do novo piso salarial de enfermagem. Se aprovado, o valor do mínimo será de R$ 4.750 para enfermeiros e R$ 3.325 para técnicos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

Em plenário, a maioria se posicionou pela inconstitucionalidade pela tese de "defesa da honra". Essa tese costuma ser utilizada na tentativa de excluir a culpa em crimes cometidos contra mulheres por homens que se sentiram ofendidos por algum ato da vítima, como uma traição.

O ministro Dias Toffoli já havia afirmado que esse argumento contraria os princípios de igualdade de gênero, dignidade humana e proteção a vida. Cinco ministros acompanharam o entendimento e a maioria foi formada. 

"A gente precisa mandar essa mensagem para a sociedade brasileira e contribuir para a redução dos feminicídios e dessa tese absurda de legítíma defesa da honra nessas situações", disse o ministro, Luís Roberto Barroso. O julgamento será retomado em agosto, após o fim do recesso do Judiciário. 

Ao encerrar os trabalhos, a presidente da corte, ministra Rosa Weber, se emocionou "Eu reitero a minha honra indizível por presidir essa Suprema Corte. Com muita alegria, saúdo a todos e reitero meu especial agradecimento pelo trabalho realizado no semestre", disse.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade