Bolsonaro vai para o Rio no dia do julgamento que pode deixá-lo inelegível
Tribunal retoma votação às 9h desta quinta, mesmo horário em que ex-presidente deve embarcar
SBT News
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai para o Rio de Janeiro na manhã desta 5ª feira (29.jun). A viagem ocorreu no mesmo horário da retomada do julgamento que pode deixá-lo inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Auxiiares de Bolsonaro disseram ao SBT News que o ex-presidente foi ao Rio de Janeiro para visitar a casa dele e resolver "algumas burocracias".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O julgamento desta 5ª vai iniciar com o voto do magistrado Raul Araújo Filho. Depois dele, votam os ministros, na seguinte ordem: Floriano de Azevedo Marques, Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes. O relator do caso, Benedito Gonçalves, votou para que Bolsonaro fique fora das eleições na 3ª feira (27.jun).
O caso no TSE
A ação foi levada à Corte Eleitoral por um pedido do Partido Democrático Brasileiro (PDT). Inicialmente, a sigla questionou o encontro com embaixadores realizado pelo então presidente no Palácio do Alvorada, em julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro fez acusações contra o sistema eleitoral brasileiro e criticou ministros do TSE. Posteriormente, o PDT associou declarações a movimentos golpistas de 8 janeiro.